Depoimentos

“Em 2005, com 84 anos, fiz uma cirurgia cardíaca com o Dr. Alexandre, por recomendação de meu cardiologista. Fui muito bem assistido por sua equipe em todas as fases da cirurgia. No pré-operatório o Dr. Alexandre deixou-me bastante tranquilo, com muitos esclarecimentos e orientações, me passando muita segurança. Realizei todos os exames sem problemas e minha recuperação pós-cirurgia foi muito boa. Depois de uma semana já estava em casa.

Após cinco anos, aos 89, resolvi realizar um sonho, o de saltar de asa delta. Fiz todos os exames necessários para que meu médico me liberasse. Enfim, estava em perfeita saúde. Saltei duas vezes.

Agora, aos 92 anos meu desafio é saltar de parapente.Acredito que estou em perfeita forma, e que serei autorizado pelo médico. O mais difícil será minha esposa deixar.”

•••

Aos 36 anos de idade descobri que tinha um tumor raro no coração após realizar o meu primeiro ecocardiograma. Eu não sentia qualquer sintoma e levava uma vida normal, inclusive com a prática de esportes radicais como skate e escalada. Foi uma baita susto!

Em um primeiro momento, eu fiquei atônito, sem saber o que fazer. Por ser um caso raro, os médicos ficaram inicialmente divididos quanto ao prognóstico e os exames também não permitiam identificar exatamente o tipo de tumor. Foi um período de muita incerteza...

Nesse período, eu contei com a ajuda de duas pessoas muito especiais, que foram os médicos Mauro Tenenbaum e Paulo Samuel Santos Filho. O Dr. Mauro me orientou quanto aos primeiros exames e deu uma força incrível no momento de choque inicial. Em seguida, fui presenteado com o encontro com o Dr. Paulo Samuel que me orientou nos exames mais específicos e, por fim, me apresentou ao Dr. Alexandre Siciliano.

No meu primeiro contato com o Dr. Alexandre eu senti a segurança de um profissional com muita competência técnica aliado a um olhar profundamente humano. Ele me passou todas as informações que me permitiram optar pela cirurgia com bastante confiança embora eu estivesse consciente de todos os riscos que uma cirurgia deste porte oferece.

A cirurgia foi um sucesso e o tumor pôde ser extraído completamente. Me recuperei bem no hospital e, quando fui para casa, ainda contei com o suporte do Dr. Alexandre para tirar dúvidas sobre eventuais sintomas e a medicação.

No dia 12/03/2013 completei um ano da minha cirurgia!

Hoje o meu coração encontra-se ótimo e cheio de sonhos! :)

•••

Durante muitos anos preparei-me para fazer uma cirurgia de uma única válvula, mas na véspera constatou-se que seriam duas, além de uma plástica na terceira válvula e uma mamária. Foi uma cirurgia extremamente complicada, com duração de 11 horas.

Durante o processo, o Dr. Alexandre, com sua transparência e tranquilidade, manteve minha família e eu bem informados. Passou-me muita segurança. Mesmo com toda a complexidade, a cirurgia foi um sucesso. Isso ocorreu em 1º de fevereiro de 2007.

O Dr. Alexandre é um médico cirurgião muito conceituado, com um grande conhecimento científico. Sua capacidade profissional, além de ser uma pessoa jovem, (e era mais jovem ainda há seis anos), inspira muita confiança. Através de sua sensibilidade, tranquilidade e transparência, à medida que a relação médico/paciente foi crescendo, foram crescendo também o apreço, afeto e amizade.

De outra feita, três anos depois, fiz uma viagem à Toscana, na Itália. Devido às circunstâncias, mesmo tomando anticoagulante, tive um coágulo. Fui logo hospitalizado, mas como estava fora do meu país, apelei ao Dr. Alexandre. Imediatamente ele entrou em contato por telefona com o médico que estava me atendendo, e passou todas as orientações necessárias sobre os procedimentos a serem feitos. Mais uma vez tudo correu bem.

Meu conceito em relação ao Dr. Alexandre é que, além de ser médico e cirurgião, é uma pessoa confiável, tranquila, transparente e principalmente amiga.